Bombardeiro Combinado Ofensivo

Ofensiva Combinada de Bombardeiros (CBO)
Parte dos Bombardeios estratégicos durante a Segunda Guerra Mundial

B-17 da 8ª Força Aérea durante o ataque de 9 de outubro de 1943 à fábrica de aeronaves Focke-Wulf em Malbork, Polônia (Marienburg em alemão).[1][2]
Data 10 de junho de 194312 de abril de 1945
Local Teatro Europeu da Segunda Guerra Mundial
Desfecho Disputado
Beligerantes
 Reino Unido  Estados Unidos  Alemanha Nazista
Comandantes
Reino Unido Arthur Harris
Estados Unidos Carl Spaatz
Alemanha Nazista Hermann Göring

A Ofensiva Combinada de Bombardeiros (CBO) foi uma ofensiva aliada de bombardeio estratégico durante a Segunda Guerra Mundial na Europa. A parte primária do CBO foi dirigida contra alvos da Luftwaffe, que foi a maior prioridade de junho de 1943 a 1 de abril de 1944. [4] As campanhas subsequentes de maior prioridade foram contra instalações de armas-V (junho de 1944) e petróleo, óleo e plantas (setembro de 1944). Alvos adicionais do CBO incluíam pátios ferroviários e outros alvos de transporte, particularmente antes da invasão da Normandia e, juntamente com equipamento militar, [5] nos estágios finais da guerra na Europa.

A campanha de bombardeio britânica foi travada principalmente à noite por um grande número de bombardeiros pesados até os últimos estágios da guerra, quando as defesas dos caças alemães foram tão reduzidas que o bombardeio diurno era possível sem risco de grandes perdas. O esforço dos EUA foi diurno – formações massivas de bombardeiros com escolta de caças. Juntos, eles realizaram um esforço de bombardeio 24 horas por dia, exceto onde as condições climáticas impediam as operações.

A diretiva à queima-roupa iniciou a parte primária[6] da Ofensiva Combinada de Bombardeiros Aliados, destinada a paralisar ou destruir a força dos caças aéreos alemães, afastando-os assim das operações da linha de frente e garantindo que não seriam um obstáculo à invasão do Noroeste da Europa. A diretriz emitida em 14 de junho de 1943 ordenou que o Comando de Bombardeiros da RAF e a Oitava Força Aérea dos EUA bombardeassem alvos específicos, como fábricas de aeronaves; a ordem foi confirmada na Conferência de Quebec em 1943.


© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search